terça-feira, 27 de março de 2012

Comentário: pesquisa @correio_dopovo para Prefeitura de Porto Alegre


Com um número de 600 questionários e uma margem de erro de 4,5%, sem a campanha eleitoral em evidência, nem mesmo a definição de apoios entre partidos, é grande a possibilidade de alteração do resultado da pesquisa.

Cabe destacar o desempenho de , candidato inventado pelo PT, que possui maior rejeição, mas que já se encontra em um possível terceiro lugar. Outro destaque são as simulações de segundo turno, que apontam sua derrota tanto para @deputadamanuela quanto para @josefortunati, que se apresentam empatados em qualquer cenário.


Empate entre Fortunati e Manuela

A segunda pesquisa Correio do Povo/Instituto Methodus para a eleição à Prefeitura de Porto Alegre em 2012 aponta um empate técnico entre o atual prefeito, José Fortunati (PDT), e a deputada federal Manuela D''Ávila (PC do B), nos três cenários pesquisados. A vantagem de Fortunati sobre Manuela varia de 0,9 ponto percentual a 3,1 pontos percentuais, conforme o cenário, mas os índices são inferiores à margem de erro admitida para a pesquisa, de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Em terceiro lugar nas intenções de voto aparece o deputado estadual Adão Villaverde (PT), com 10%, 10,5% e 11,3% nos três cenários. Não há uma variação significativa nas diferenças entre Fortunati e Manuela em relação à pesquisa anterior do Correio do Povo/Instituto Methodus, publicada em outubro de 2011, quando o deputado Adão Villaverde ainda não havia lançado sua pré-candidatura.

Nos cenários de segundo turno foram testados entre si os nomes de Fortunati, Manuela e Villaverde, manifestando-se novo empate técnico quando os nomes dos dois primeiros são apresentados aos eleitores ouvidos.

Além da pesquisa estimulada, na qual é apresentado aos eleitores um disco com os nomes dos candidatos, também foram colhidas as intenções de voto na menção espontânea, quando os eleitores ouvidos apontam livremente o nome de sua preferência. Neste tipo de levantamento, Fortunati, Manuela e Villaverde ocupam novamente as primeiras posições, com 8,2%, 4,2% e 2,2%, respectivamente.

Também foi perguntado aos 600 eleitores pesquisados entre os dias 20 e 22 deste mês em quem eles não votariam de jeito nenhum para prefeito da cidade. Neste levantamento, os eleitores podiam apontar mais de um nome. Como mais rejeitados aparecem Adão Villaverde, Ibsen Pinheiro (PMDB) e Manuela D''Ávila, enquanto Fortunati surge bem abaixo, na sétima posição.

Ficha técnica

- Período de realização da pesquisa: de 20 a 22 de março de 2012

- Margem de erro: 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos em um intervalo de confiança de 95%

- Número de entrevistas: 600

- Nome do contratante: Empresa Jornalística Caldas Júnior

- Nome da empresa que realizou a pesquisa: Instituto Methodus

- Número do registro: RS-00004/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário