sábado, 1 de março de 2008

Tradicionalismo em tempos de Orkut

Publicado no Jornal do Centro - Set 2007

Setembro é muito peculiar aos moradores de Porto Alegre. No início do mês, a Semana da Pátria enfeita prédios públicos. Em paralelo, no Parque da Harmonia, gaúchos constróem uma cidade que mantém vivo o tradicionalismo dos porto-alegrenses.

Durante os dias de acampamento, a programação —que vai desde a realização de gincana a provas típicas, feiras e shows — atrai a participação da população da capital e região metropolitana. Até o dia vinte de setembro, com a presença constante de dez mil pessoas e o compadecimento de mais 800 mil visitantes circulando diariamente entre os cerca de 250 piquetes, o Acampamento Farroupilha transforma o Centro no bairro mais populoso de Porto Alegre.

Não se trata de uma cabana, nem de um galpão, mas de um local para cultivar as origens gaúchas. Para os participantes, esta é a definição de Piquete. Além da pilcha e do churrasco, a construção dos piquetes serve de alicerce e de abrigo ao tradicionalimo. É um destes piquetes que tem tornado ainda mais peculiar o mês de setembro, integrando a gauchada através do Orkut.

O nome do piquete é Manotaço e é um dos pioneiros no acampamento, existindo desde o ano de 1991, composto por gente buenaça, que gosta de um truco, de uma churrascada. No Orkut, além da comunidade do Piquete Manotaço, existem outras 367 com este tema e mais de mil que fazem referência a CTG´s.

Respeitando o lema do piquete "Evoluir, pero no mucho", uma Comunidade do Orkut, a "Butequeiros de Porto Alegre" passa a fazer parte do piquete, unindo a modernidade de blogs, fotos digitais, "msn" e levando a tropeada digital ao Parque da Harmonia, desbravando estes novo campos "internéticos" em conjunto com a gaúchada.

A Comunidade Butequeiros de Porto Alegre tem por hábito reunir amigos pra um bate-papo nos finais de tarde,
além de comemorar aniversários e eventos. Neste mês, toda agenda foi feita em conjunto com os "piqueteiros", buscando valorizar a cultura gaúcha, com atividades que iniciam no dia 06, com baile, e vão até o dia 19. São aulas de gastronomia, previstas no projeto cultural, dança e gauderiês, além de uma ação beneficente no dia 17.

Uma curiosidade: no piquete, não tem computador.
Publicado no Jornal do Centro - Set 2007

02/07/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário