sábado, 1 de março de 2008

Carta pro Lula

Lula,

A idéia de te escrever uma carta, nem me é original. É coisa de um outro amigo chamado Ástor. É pena que seja uma carta de internet, dessas modernas do mundo de hoje, pois sei que, ao acabar, estarei molhando o teclado com lágrimas, ao invés do bom e velho papel.

Eu, como teu marketeiro, acredito, de brasileiro e brasileiro nato que sou, que o bom do Brasil é o brasileiro, aquele da propaganda, que também gosta de dar exemplo. Lula, eu sou menos pobre do que já fui e estudei, pelo menos um pouco de história, que é pra tentar entender a vida, as pessoas, a política.

Eu não sei mais se tu és brasileiro, ou se o Roberto é o Talentoso Ripley, aquele que se disfarçava nos filmes, ou se ele é o Jânio, no meio de tantas mímicas, ou se tudo que tu fez até agora não é encenação.

O Fernando disse uma vez que o que não fosse retórica era e tu achando que metáforas de futebol iriam nos fazer entender o que era falácia. Eu bem que tentei, mas acho que não sei o que são figuras de linguagem.

Mas pode ser uma conspiração, daquelas que os militares já faziam em 24, querendo votar e pregando moralização. E assim passou o tempo, até o Getúlio, que colocou o Lindolfo (parente do outro Fernando) no ministério do trabalho. Tudo bem, mas eu espero Lula, que tu não tenha um Plano Cohen na manga e que o único Dutra seja o tal do bigode, o Olívio.

Mas te peço, também, que tu não caias na disparrela, apesar da imprensa toda não estar mais a teu favor, e deixe os jornalistas em paz. Não quero mais nenhum Lacerda pra explicar pros filhos que ainda não tive.

Tu sabes no que deu, e nem sei se tu andas bem ou mal acompanhado, mas não deixa que passem pela Tornelero, se não já viu. Lá vai alguém pedir a tua renúncia, e sempre vai ter alguém pra concordar. Nem te desespera, tiro no peito tá fora de moda.

Depois disso, não sei que idade tu tinhas nem por onde andavas, mas eu li, te falei que sou daqueles brasileiros que lêem? Vem o JK e um golpe preventivo em seguida, pra deixar o J assumir, tu já ouviu falar nisso? E em doença preventiva? Coisa de louco! eu nem acredito.

Presidente, também não prenda quem te critica, pois isso já é "demodê", muito menos faça como o Jânio e condecore um ícone de sua época, como o Chavez ou Fidel.

Segura as pontas, Lula, o Jânio renunciou depois dessa e muitas outras, e já não temos o Brizola pra fazer campanha de Legalidade, se bem que com o teu presidente da Câmara e teu Vice, não sei no que ia dar. Mais renúncias de gabinetes? Sei não...

Ai, ai, ai.. Lá vem os AI´s. O primeiro depôs o presidente, os outros depuseram os brasileiros. Mas disso eu quero esquecer, que é pra não lacrimar antes de acabar. Olha só, lembrei de uma coisa, em 80 aprovaram o manifesto do PT, tu lembra disso? Te prenderam um pouco depois, e depois tu virou presidente do PT.

Depois do PT, veio a CUT, que já tem até o seu ministro. Isso foi em 83, antes das diretas, aquelas que a Câmara não aprovou em 84. O teu amigo amigo Sarney já andava brigando com o governo pra poder ter seu cargo, ou partido, e ser vice do falecido, pra depois dizer que não ia pagar a dívida com a fome do povo. Putz! E tu?

Ah, Lula, to sendo irônico pra não chorar. Sério mesmo. Porque depois disso tu já ia começar a ser candidato. E logo ali surge, do PMDB, o PSDB, e um de teus Fernandos. Pro outro, tu sofre a primeira derrota.

Depois disso, tu pensou que era sorte a Rosane sofrer denúncias na LBA ou graça quando o Pedro Collor denunciou o mano e o PC, que era tesoureiro, mas sei que esse cargo é um que tu não gosta de comentar, também não é só tu. No PT, já conteceu isso com os gaúchos e esse cargo.

E lá se foi o Collor, veio o Itamar e o Fernando vira ministro da Fazenda. No meio disso, de uma denúncia, os anões do orçamento. O José Carlos não tinha provas, mas era verdade. E pra não ficar nessa, tem CPI do Judiciário e o Nicolau. Enquanto isso, o Fernando fica preservado pra virar presidente. Será que é isso que tu quer com o Paloffi?

Bem, o Fernando, esse, acabou ganhando de ti. Até que um dia, tu ganha dele, e diz que a esperança venceu o medo. Mentiu pra mim, eu to com medo, medo de ti, de impeachement, de renúncias, de mais denúncias, de dinheiro nas cuecas.

Lula, eu não votei em ti, porque eu tinha medo, mas tinha esperança. E agora? Continuo com medo, mas onde está minha esperança?

Ahh... que vontade de chorar, eu acreditei, acredito nos brasileiros, acreditava que tu fosse um deles. Eu nem sou dos mais bobos e chorões dos brasileiros.

Talvez tu seja o último dos irônicos, depois do Collor, ou o primeiro deles.

Clei, um brasileiro

31/05/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário